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3 dicas para melhorar a jornada do cliente em seu site

3 dicas para melhorar a jornada do cliente em seu site

O objetivo de quase todos os web designer ou agencia de criação de sites é atrair clientes para comprar seus produtos, ou assinar seus serviços. No entanto, seu website não pode atingir essa meta sem fornecer uma experiência de usuário superior, que é amplamente definida por um ótimo fluxo de usuários.

O fluxo do usuário refere-se a uma série de etapas que ajudarão seus clientes em potencial a interagir com seu website sem distrações ou obstáculos. Assim, melhora o seu funil de conversão e reduz a taxa de rejeição. Quanto melhor o fluxo do usuário, maiores serão as conversões de vendas.

No entanto, projetar um ótimo fluxo de usuários é mais fácil de falar do que fazer. É um processo complicado que envolve a criação e avaliação de diferentes etapas. No entanto, se você mantiver algumas coisas em mente, poderá ativar um fluxo de usuário superior rapidamente.

1. Conheça os seus clientes

Quando você constrói um fluxo de usuários, a primeira coisa em que você deve pensar são seus clientes. A compreensão profunda do público-alvo é fundamental para criar um fluxo de usuários bem definido. Se você souber quais soluções eles esperam de você, é muito mais fácil criar um fluxo de usuário adequado. Ele permitirá que você crie uma perspectiva semelhante a seus usuários, resultando em conversões mais altas. É por isso que você precisa criar personas de usuário, bem como mapear a jornada do cliente de seus clientes potenciais.

CRIANDO PERSONAS DO COMPRADOR

Você pode pensar em user personas como um conjunto de características que definem a maioria de seus usuários em potencial. Estas não são suposições fictícias. Naturalmente, a criação de buyer personas envolve muita pesquisa qualitativa e quantitativa. Você precisa estudar e reconhecer padrões de comportamento, metas, habilidades, atitudes e informações básicas sobre seus clientes.

Colete o máximo de informações possível sobre seus usuários

Colete o máximo possível de informações sobre seus usuários. Certifique-se de que sua persona de usuário se concentra no presente. Você deve saber como os usuários estão interagindo com seu produto agora e não especular sobre como eles farão isso no futuro.

Você também deve vincular todas as características de sua persona do comprador a dados reais. Você pode criar mais de uma pessoa. Nesse caso, no entanto, você precisará priorizá-las como as principais (mais relevantes) e secundárias. Você também precisará projetar diferentes fluxos de usuários para cada persona.

MAPEANDO AS JORNADAS DO USUÁRIO

O próximo aspecto crítico de conhecer seus clientes é mapear sua jornada. Uma jornada do usuário é uma linha do tempo das ações do usuário que mostra diferentes pontos de contato entre os clientes e seu website. Ele permite que você entenda como os usuários interagem com seu site e o que você pode fazer para melhorar esse engajamento. Por exemplo, você pode descobrir que remover ou realinhar um estágio específico da jornada pode melhorar suas conversões.

Geralmente consiste em personas, linhas do tempo, pontos de contato e canais de engajamento. As personas detalhadas do cliente permitirão que você identifique os pontos de gatilho ou problemas de seus consumidores. A linha do tempo determina quanto tempo a jornada levará, enquanto os pontos de contato são os estágios em que os usuários irão interagir ou realizar ações específicas, como se registrar na sua lista de e-mail.

Os canais de envolvimento não são nada além de várias maneiras de interagir com seus clientes, como o envio de e-mails promocionais, mensagens de texto ou bate-papo on-line. No entanto, um mapa de jornada do cliente dependerá em grande parte do seu nicho de mercado e das personas do cliente.

IDENTIFIQUE OS PONTOS DE ENTRADA

Além do usuário personas e jornada do comprador, você também precisa conhecer os vários pontos de entrada. Os pontos de entrada são a maneira como seus clientes em potencial acessam seu website. Geralmente, eles chegam ao seu site por meio de um dos seguintes pontos de entrada.

  • Diretamente digitando o endereço da web do seu site.
  • Através de sites de mídia social como Facebook e Instagram. Eles clicarão nos links fornecidos em seu conteúdo promocional para acessar seu site.
  • Através da pesquisa orgânica (ou anúncios pay-per-click se você estiver executando uma campanha PPC), digitando as consultas de pesquisa em motores de busca como o Google ou o Bing.
  • Através de anúncios e referências em outros sites, fóruns on-line e sites de blogs.
  • Via e-mail links enviados em seus e-mails promocionais ou boletins mensais.

Conhecer esses pontos de entrada é crucial, pois afetará o fluxo do usuário. Por exemplo, um usuário que acessa seu site clicando em um link em um e-mail promocional provavelmente será um cliente recorrente. Esse usuário está mais interessado em aproveitar uma oferta específica mencionada no e-mail em vez de explorar seu site.

Por outro lado, alguém que vem por meio de busca orgânica ou promoção de mídia social é mais provável que seja um visitante pela primeira vez. Assim, eles navegam em seu site por um tempo e tentam descobrir mais sobre sua empresa antes de realizar qualquer ação. Eles terão um fluxo de usuários mais longo com várias microinterações em comparação a um cliente recorrente.

2. Evite esmagar usuários com muito conteúdo

Em sua tentativa de envolver os usuários, os designers de UX acabam criando fluxos de usuários que estão transbordando de conteúdo. Infelizmente, isso cria o efeito oposto. Conteúdos ou recursos impressionantes são mais propensos a distrair ou frustrar os usuários, resultando no aumento da taxa de rejeição.

REMOVER O EXCESSO DE CONTEÚDO

Seja conteúdo excessivo ou elementos da interface do usuário, você precisa minimizar o máximo de distrações visuais possíveis. Eles não são apenas desnecessários, mas também pouco atraentes. Portanto, certifique-se de remover todo o conteúdo excessivo, gráficos, animações, texto chamativo e logotipos intermitentes. Em outras palavras, você precisa abraçar a simplicidade.

Se possível, escolha um design minimalista. A maioria dos sites estáticos e orientados a serviços pode usar uma abordagem minimalista para projetar fluxos de usuários simples, mas notavelmente atraentes, para seus sites. Crie layouts de site apenas com os elementos essenciais. Use uma mistura balanceada de imagens, texto e outros recursos que complementam o fluxo do usuário.

ENCURTAR O NÚMERO DE RECURSOS E OPÇÕES

Um design minimalista também funciona para vários recursos ou opções no seu site. Você precisa minimizar os recursos ou as opções do seu site. Muitas escolhas podem levar à paralisia de decisão. Sempre certifique-se de fornecer opções claras que levem a uma ação específica.

A maneira mais fácil de fazer isso acontecer é criar os calls-to-action (CTAs) corretos e colocá-los adequadamente em seu site. Por exemplo, se o objetivo principal é aumentar sua lista de e-mail, seu CTA deve se concentrar em pedir a seus clientes em potencial que compartilhem o ID de e-mail com você. Você pode tentá-los com um cupom de desconto para sua próxima compra ou atraí-los com um boletim informativo mensal.

3. Crie e teste seus protótipos

Depois de ter um esboço firme para o fluxo do usuário, é hora de criar protótipos diferentes e testá-los. Um protótipo é a variante tangível do fluxo de usuários do seu site. Ele permitirá que você solucione possíveis problemas antes que o design real seja criado, economizando tempo e dinheiro.

TESTE SEU PROTÓTIPO COM USUÁRIOS REAIS

É sempre melhor testar seu protótipo de fluxo de usuário com usuários reais. Você pode usar um pequeno grupo de seu público-alvo (que corresponda à sua personalidade de comprador) para teste. Crie quantos protótipos precisar. Peça a este grupo para verificar seu protótipo e descobrir quais ações eles realizam. Incentive-os a fornecer feedback honesto.

É sempre melhor testar seu protótipo de fluxo de usuário com usuários reais

Depois de receber o feedback, tente resolver os gargalos e as áreas de frustração usando o teste A / B. Você pode fornecer mais de uma alternativa para corrigir um problema específico. O teste A / B ajudará você a escolher a melhor solução possível com certeza.

Obviamente, envolver clientes reais em testes de protótipos é caro. No entanto, considere isso como um investimento na construção de um site com altas conversões de vendas. Como alternativa, você também pode contratar um especialista em experiência do usuário para descobrir possíveis problemas com o fluxo de usuários existente. Será menos dispendioso, mas pode não ser tão abrangente quanto o teste com clientes reais.

KEEP OPTIMIZING

Criar um fluxo de usuários é um processo contínuo. Os consumidores usarão novos pontos de entrada, seus concorrentes incorporarão melhores elementos de fluxo do usuário e a Web também continuará evoluindo. Você também precisará manter a otimização do fluxo do usuário regularmente para permanecer relevante para essas alterações.

Você pode fazer ao seu usuário as seguintes perguntas:

  • O que eles amam no seu site? Existe algo único que os encoraja a continuar voltando?
  • Qual é o recurso mais atraente do seu site e por quê?
  • Qual parte do site eles não são atraentes?
  • O que mais eles recomendariam ao seu site?
  • Finalmente, como eles avaliarão a experiência do usuário (ou experiência de compra)?

Considere este feedback ao atualizar seu fluxo de usuários. Por exemplo, você pode tentar alterar os elementos não atraentes em seu site com base no feedback do cliente e ver se as alterações podem melhorar suas vendas.

Palavras de despedida

O fluxo do usuário e a experiência do usuário estão intimamente interligados. Se você melhorar o fluxo do usuário, a experiência do usuário também será elevada. Mas, antes de começar a projetar o fluxo do usuário, certifique-se de passar por esses três pontos. Eles ajudarão você a se preparar para uma grande revisão do fluxo de usuários do seu site. Uma vez que você sabe o que precisa ser construído, nada pode impedi-lo de atrair seus clientes potenciais.

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